Pesquisadores da Escola Terra Brasil destacam que: das salas de aulas aos espaços verdes, todas as áreas têm relevância pedagógica
Em 14 de novembro, no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo – USP (IEA-USP), aconteceu o lançamento da cartilha Educação Climática: Guia Prático para Famílias e Educadores. A abertura do evento contou com mesa redonda mediada pelo Prof. Dr. António Mauro Saraiva e pelas autoras: Daniela Vianna (Saúde Planetária Brasil – IEA-USP e Famílias pelo Clima), Samantha Graiki Proença (Famílias pelo Clima), Livia Ribeiro (Escolas pelo Clima) e Mariana Menezes (Famílias pelo Clima). A cartilha traz dicas práticas e reflexões voltadas ao enfrentamento da crise climática e à promoção de uma educação climática inclusiva e participativa.
Após as apresentações iniciais, Manuela Machado Ribeiro Venancio, Doutora em Antropologia e coordenadora de projetos do Ensino Fundamental I e Raphael Honorato Ribeiro, coordenador do Ensino Fundamental lI, da Escola Terra Brasil, foram convidados ao palco para falar sobre relato de experiência publicado na Cartilha referente ao tema socioambiental que faz parte das práticas pedagógicas da Escola.
Ressalta-se que em frente à Terra Brasil tem uma praça muito arborizada que é utilizada como uma extensão da Escola e meio para as observações e aprendizagens dos estudantes, além de socializações.
Ao falar sobre meio ambiente e educação, Manuela e Raphael, destacaram: “das salas de aulas aos espaços verdes, todas as áreas têm relevância pedagógica. Além disso, o fato de adotarmos a Pedagogia de Projetos permite olhar para problemas contemporâneos, investigando-os em estudos do meio, para que a imersão ocorra em espaços extramuros, em diálogo com a sociedade e sua pluralidade”.
A cartilha “Educação Climática: Guia Prático para Famílias e Educadores” conta com o apoio do IEA-USP, do Programa USPSusten (SGA-USP), da Reconectta e do Our Kids Climate.
Crédito das fotos: De Proença.
A cartilha está disponível para download gratuitamente em Saúde Planetária Brasil
Crédito das fotos: De Proença.