Intencionou-se a construção de um olhar crítico-reflexivo para os problemas sociais e ambientais
Neste semestre, os projetos pedagógicos tiveram como objetivo o estímulo à pesquisa centrada nos múltiplos olhares que a cidade de Atibaia enseja. Desse modo, aspectos sociais, históricos, geográficos, culturais, lúdicos e ambientais transpassaram as aprendizagens dos estudantes. Para olharem e estudarem a cidade em sua multiplicidade foram mobilizadas habilidades referentes ao indagar, observar, registrar, escutar, ler, interpretar, sintetizar e comunicar ideias e experiências vividas (saídas de campo, entrevistas e rodas de conversas com especialistas).
Assim, inicia-se a formação dos sujeitos que olham e pensam a respeito do local em que vivem.
Intencionou-se a construção de um olhar crítico-reflexivo para os problemas sociais e ambientais vivenciados ou presentes na sociedade. Igualmente, foram apresentadas ações da sociedade civil com fins à sustentabilidade e melhorias sociais, para assim inspirá-los e mobilizá-los a elaborarem planos de ação, com ideias e sugestões que possam contribuir para mudanças ambientais e sociais na cidade de Atibaia, na Escola e até mesmo em suas residências.
Os projetos
Os projetos dos 5° anos têm dois títulos distintos, mas conectados entre si. A turma da manhã intitulou o trabalho: “Crianças em ação por um futuro melhor” e a da tarde “Ação é a solução: um lugar melhor para viver”. Ambos foram iniciados no primeiro semestre de 2024 e finalizados no segundo semestre.
O do 3° ano, cujo título é “Aventureiros de Atibaia: Explorando os seus bairros” foca na formação da cidade, em locais específicos. Desse modo, uma leitura histórica, geográfica e social é estimulada nos estudantes.
Já o do 4º ano, definido como “Atibaia através dos tempos”, contextualiza a cidade, sua história e seu processo constitutivo; Identifica que a construção de um município se faz por sujeitos e identidades visibilizadas e invisibilizadas: indígenas e negros escravizados, quilombolas, bandeirantes, imigrantes e migrantes
O 1° ano teve o projeto intitulado: “As profissões e o brincar em Atibaia: uma viagem entre o passado e o presente”, tem como objetos de estudo os espaços públicos de lazer e para brincar na cidade, além das profissões.
No 2° ano, o projeto foi denominado “Explorando as expressões culturais de Atibaia”, promove um olhar para a cidade por meio das expressões culturais, de modo secular e na contemporaneidade.