“Território Terra Brasil” amplia o desenvolvimento humano e crítico dos estudantes
Neste primeiro semestre/2024, diversos projetos foram iniciados na Terra Brasil. O projeto Cidadania e Diversidade entre outras atividades promoveu reflexões sobre a organização administrativa e política de municípios, estados e país. Para tanto estabeleceu-se que a Escola Terra Brasil fosse transformada em um município ideal, incluindo-se secretarias e suas demandas.
Para além dos estudos e pesquisas sobre o funcionamento de um município, os professores também trabalharam com pautas sobre Cidadania (direitos e deveres), Estatuto da Criança e do Adolescente, a Constituição Federal, eleições, entre outros temas fundamentais para o desenvolvimento humano e crítico dos estudantes.
Com o intuito de conhecer na prática o funcionamento do Poder Executivo e do Poder Legislativo, os alunos realizaram uma visita pedagógica à Câmara Municipal de Atibaia e Prefeitura Municipal de Atibaia, ocasião na qual foram recebidos pelo Prefeito Emil Ono, Luiz Torricelli, Secretário de Justiça e Eliane
Doratiotto, Secretária de Educação de Atibaia. Na Câmara, o vereador Fernando Souza, atual presidente, até simulou uma sessão com a participação dos estudantes.
Evento relevante, importante e significativo do Projeto foi a posse dos auxiliares diretos das equipes diretiva e pedagógica. Adolescentes do Ciclo Avançado, 8º e 9º anos, assumiram, entre outros, o compromisso formal de valorizar a boa convivência, o cuidado com o ambiente coletivo assim como a organização e realização de assembleias periódicas que tornem possíveis a elaboração coletiva de soluções para os desafios cotidianos.
Estabeleceu-se assim no Município de Atibaia, o território Terra Brasil, onde a participação de todos recebe destaque.